corpo

5 de abril de 2010

Caderno de leitura

Um RECURSO um favor da alfabetização

Como surgiu uma PROPOSTA?

Surgiu da observação de muitas Que aprendiam um Crianças ler um da Partir "leitura" de textos Que Já sabiam de cor (musicas, poemas, Listas de Nomes de familiares e amigos e Outros Textos de Conteúdo conhecido).

A observação Dessa Prática motivou A proposta de organizar UM Caderno de leitura Contendo Diferentes Tipos de textos conhecidos das Crianças, Como Apoio à Alfabetização.
O que se Aprender PoDE?



O Caderno de leitura Possibilita:

• Trabalhar com textos reais, de Diferentes gêneros

• Apresentar hum Repertório de textos conhecidos das Crianças

• Organizar OS textos trabalhados em classe

• Desenvolver Atividades de Leitura Compartilhada

• Incentivar a lerem um Crianças Antes de saber fazê-lo de forma convencional

OS • Socializar com familiares dos ALGUNS textos circulam Que NA sala de aula

• Promover uma leitura e consulta dos textos Que semper como desejarem Crianças e / OU necessitarem

• Criar UM referencial estável de textos / palavras Que podem Ser Usados nenhuma Momento de textos Produzir Outros.


Que selecionar textos?


O Caderno de leitura PoDE ter Duas contraditório. Uma delas parlendas com textos como, poemas, quadrinhas, musicas, Listas e Outros Textos Que sabem como Crianças de cor. textos com E Outra Que a Crianças demonstrarem ter em Interesse Disponíveis parágrafo compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, Receitas e outros.


O Caderno de leitura TEM Principais objetivos como:

• incentivar uma Prática da leitura EO Desejo de ler

• possibilitar o Contato direto das Crianças com textos reais

• ampliar A diversidade de gêneros textuais conhecidos Pelas Crianças

• UM garantir Repertório de textos de boa Qualidade Que se constitua Num material de consulta Para a escrita de textos Outros

• Crianças como incentivar uma lerem Mesmo QUANDO Ainda Não sabem ler convencionalmente

• Em que apresentar Situações reais de Crianças Que tenham utilizar Estratégias de leitura e ajustar o Que sabem de cor Ao que ESTÁ Escrito

• Atividades de leitura desencadear Que exigem reflexão Sobre a Escrita convencional

• favorecer aprendizagens ALGUMAS Importantes: Sobre O fato de todo Ser Escrito lido Poder, Sobre a linguagem Que se E.U.A. escrever, parágrafo Sobre a Disposição gráfica dos gêneros textuais Diferentes, Sobre o valor sonoro das letras convencional ...

• Crianças ajudar como um avançarem nsa Conhecimentos SEUS Sobre a Escrita.


O Caderno de leitura PoDE Ser Organizado como com turmas de tres anos em diante:

• Com as Crianças de 3 a 5 anos, o Caderno Será Uma Oportunidade Para quê ELAS se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos DEVE ter semper Como Critérios Principais: as Características, Conhecimentos e PREFERÊNCIAS da turma EA Qualidade do material (tanto do Ponto de Vista Como fazer Conteúdo da Apresentação Gráfica).

Nessa Caderno faixa etária o Possibilita (principalmente) resgatar textos significativos da cultura popular, ampliar o Repertório de textos conhecidos, Que Aprender Tudo o Que dizemos, cantamos, recitamos PoDE Ser Escrito, Que São Diferentes OS textos e se organizam graficamente De modo Diferente, Que escrevemos com letras ...

• A partir dos 6 anos, Vantagens Além dessas, o Caderno serve Também Como Fonte de consulta Para a Escrita das Crianças, em Situações espontâneas OU professor Pelo orientadas.

ALGUNS Cuidados com o Caderno de leitura



É de suma importância:
• garantir, Na Página inicial, uma breve Apresentação do Caderno COM OS SEUS OBJETIVOS, para quê OS familiares saibam para quê servem e Como será Utilizado em casa e na Escola

• deixar, seguida em, hum Espaço parágrafo Elaboração progressiva de índice de UM dos textos

• Uma boa garantir Apresentação do material (Impressos Bem textos, com letra legível e de Tamanho Adequado, recortados e colados com capricho Pelo professor etc)

• Crianças como incentivar uma atitude Uma Terem de Cuidado com o Caderno

• apresentar Às Crianças OS Portadores de Onde São textos transcritos OS

• manter uma diagramação dos textos tal Como É Feita nsa Portadores de Origem

• Não permitir uma ilustração do Caderno, POIs Não se Pretende Que reconheçam como OS Crianças textos A partir de Imagens, Mas sim de Outras Estratégias

• deixar claro Que o Caderno DEVE Ser mantido semper nd mochila das Crianças, n º da escola Que circule Além.
(Créditos: Débora Vaz, Rosa Antunes, Rosangela Veliago e Rosaura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário