corpo

21 de abril de 2010

Uma data pra lá de especial

A IMPORTÂNCIA DA valorizar PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO INFANTIL Aprendizado, ESTIMULANDO A INTERAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES E Dinámicas lúdicas.



SOBRE MAES Conversando


TEMÁTICOS EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE; Linguagens ORAL E Escrita, Artes Visuais, IDENTIDADE E AUTONOMIA; MOVIMENTO.



OBJETIVOS: Trabalhar A afetividade EA INTERAÇÃO SOCIAL COMPREENDER; AS Dinámicas E AS Estruturas FAMILIARES POR MEIO DO simbólico E DO Lúdico; VALORIZAR A figura materna.



IDADE: A PARTIR DE 3 ANOS.

COLOCANDO EM PRÁTICA:



DIRECIONE OS Diálogos SOBRE A figura materna PERMITINDO QUE OS ALUNOS TRAGAM AS INFORMAÇÕES DE ACORDO COM SEUS CONHECIMENTOS. LEVE-OS A Perceber NEM SEMPRE QUE É A MÃE QUE CUIDA DAS CRIANÇAS. Muitas vezes, Esses CUIDADOS SÃO RELEGADOS À AVO, À TIA, Vizinha A E Até a IRMA MAIS VELHA Alem NOS CASOS DOS QUAIS A FIGURA MASCULINA, COMO TIO, AVO, OU Irmão Vizinho FAZ ESSE PAPEL.



FACA OS REGISTROS DOS Diálogos E PRODUZA OS COM UMA LISTA DAS MAES Nomes. EM OUTRO MOMENTO, ESSA Trabalhe OS ALUNOS COM Listagem, QUESTIONANDO-OS SOBRE A QUANTIDADE DE LETRAS DOS Nomes, QUAL A PRIMEIRA EA ÚLTIMA E QUAIS SÃO PALAVRAS PARECIDAS OU iguais.
 
JOGO DOS Nomes


MATERIAIS: PRETO Lapis, folhas sulfite DE PAPEL TAMANHO A4, Régua, SACO DE TNT OU CAIXA DE PEQUENA Papelão, arredondada COM PONTA tesoura.


COLOCANDO EM PRÁTICA:

AUXILIE AS CRIANÇAS A TRAÇAR, COM AJUDA DE UMA RÉGUA, DEZ RETÂNGULOS sulfito PAPEL EM. Recorte-OS E OS ALUNOS A ORIENTE Adiar DEZ Nomes DA LISTA ANTERIOR Feita NA ATIVIDADE E escreve-LOS Nesses Pedaços DE PAPEL.
 
 
 


RE-ESCREVA TODOS OS Nomes EM Listados Pequenos RETÂNGULOS DE PAPEL DE 2X8CM sulfito, OS Dobre-E COLOQUE-OS EM UM SACO DE TNT OU EM UMA CAIXA DE PEQUENA Papelão. UM ALUNO POR VEZ UM DEVE Pepel Retirar DO saquinho E, COM SUA AJUDA FAZER, A LEITURA DO NOME. Deixe, então, VERIFIQUEM SE A TODOS QUE FAZ PARTE LIDA PALAVRA DA SUA PESSOA Lista. EM CASO POSITIVO, O ALUNO DEVE Risca-LO COM UM "X". DO CONTRÁRIO, O PRÓXIMO NOME Aguarda SORTEADO. O JOGO DA MESMA FORMA PROCEED. GUANHA RISCAR QUEM PRIMEIRO OS TODOS DA SUA LISTA Nomes.




Ajudante:

Materiais: Folhas de sulfite PAPEL TAMANHO A4, lápis COR DE.

COLOCANDO EM PRÁTICA:

REUNA AS CRIANÇAS E questione-SOBRE AS COISAS COMO ELAS QUE PODEM FAZER SOZINHAS, AS QUE DEVEM FAZER COM AJUDA DE OUTRAS PESSOAS E AS QUE NÃO PODEM SER Feitas POR ELAS.

ESSAS APOS informções secretário, PERMITA-LHES QUE AJUDAM FALEM COMO AS mamae CASA EM. PECA-LHES QUE SUAS ATIVIDADES DESCREVAM PARA QUE VOCÊ POSSA Registra-LAS E ANOTÁ-LAS. EM SEGUIDA, Solicite CASA CRIANÇA QUE FACA UM DESENHO PARA REPRESENTAR A Tarefa realizá QUE AJUDAR PARA A MAMÃE. AS PRODUÇÕES MURAL DEVE COMPOR UM GRANDE.



GOSTOSURAS DA MAMÃE




Materiais: cartolina; COLA BRANCA; USADAS REVISTAS, tesoura arredondada PONTA COM.
COLOCANDO EM PRÁTICA:


ORIENTE OS ALUNOS A Realizar UMA PESQUISA COM TRAGAM A FAMÍLIA PARA QUE PARA A SALA DE AULA UMA Receita PREPARADA PELA MAMÃE OU PELA PESSOA QUE CUIDA DA CRIANÇA.

EM UMA RODA DE CONVERSA COM A turminha LEIA AS Receitas. Registre OS Diálogos E APROVEITE A OPORTUNIDADE, POIS PODEM Surgir Para muitos questionamentos E SERVIR DE ORIENTAÇÃO PARA DIAGNÓSTICOS DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM DE.
 
 



COM AS MAOS EM Receitas, AJUDE OS ALUNOS A PREPARAR UM GRANDE LIVRO Coletivo. PARA ISSO, AUXILIE-OS A FAZER A RE-Escrita COLETIVA DE METADE EM CADA UMA DE Receita cartolina. TRABALHANDO UM TEXTO POR VEZ, PECA AOS QUE Estudantes RECORTEM Gravuras de revistas E NAS PÁGINAS COLEM DO LIVRO PARA DECORA-LO. DEPOIS DE PRONTO, CADA ALUNO DEVE LEVA-LO PARA CASA. DETERMINAR A QUANTIDADE DE DIAS QUE CADA CRIANÇA COM O MATERIAL Ficara, explicando-LHES OS CUIDADOS Necessários.
RETORNO A CADA, DESCREVAM REUNA A TURMA PARA QUE AS Receitas REALIZADAS, EM CASA, Pelas mamae Pelas OU PESSOAS QUE CUIDAM delas
 
 
 
MÃE EM CONTO




Materiais: Folhas de sulfite PAPEL BRANCO, tamanho A4, lápis CANETINHAS DE COR OU Coloridas.

COLOCANDO EM PRÁTICA

CONTE A HISTÓRIA DA Chapeuzinho VERMELHO EM UMA RODA DE CONVERSA. EM SEGUIDA, QUE AS CRIANÇAS Solicite DESCREVAM A Personagem DA MÃE DA HISTÓRIA EO QUE ELA QUE A FILHA Queria FIZESSE, QUAIS FORAM AS orientacoes, CASA COMO ESSA ERA, QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO LOBO, O QUE FAZ UM CAÇADOR E ONDE ELE TRABALHA.
 
 
 


O PAPEL DE FACA E Escriba, COM AS CRIANÇAS, RECRIE A HISTÓRIA DA Chapeuzinho Vermelho, FAZENDO UM LIVRO COM DESENHOS Coletivo REPRESENTAR QUE POSSAM CADA MOMENTO DA HISTÓRIA. FORME UM GRUPO DE CRIANÇAS PARA A HISTÓRIA Contar SALAS PARA AS OUTRAS. Trabalhe, também, NOS QUAIS OS CONTOS AS PRINCESAS NÃO TEM MAES, COMO A BRANCA DE NEVE, Levando, CUIDADO COM ESSA QUESTÃO À SALA. Nesse momento, FALE DA IMPORTÂNCIA DA figura materna, Incluindo A ADOTIVA MAE.

(Projetos escolares revista n º 48)


Nenhum comentário:

Postar um comentário