corpo

2 de abril de 2010

O Que É?

A dislexia distúrbio É UM NA leitura afetando A escrita, normalmente detectado A partir da alfabetização, em Período Que uma Criança Inicia o Processo de leitura de textos. Sucesso sem Seu Problema torna-se evidente Bastante QUANDO Tenta soletrar letras Dificuldade Bastante com e.
Porém se um estiver Criança Diante de pais OU professores Especialistas uma dislexia podera Ser Mais detectada precocemente, POIs uma Criança Pequena Desde Já Apresenta ALGUMAS Características Dificuldades Que denunciam SUAS, tais como:

--Demora em Aprender a segurar uma Colher Sozinho comer, parágrafo Fazer um Laço não cadarço do sapato, Pegar e chutar bola.
--Atraso nd locomoção.
--Atraso da linguagem NA AQUISIÇÃO.
--das letras nd Dificuldade Aprendizagem.

A criança dislexa Possui inteligência normal ou muitas Vezes Acima da média. Sua Consiste em Dificuldade Não conseguir identificar Símbolos Gráficos (letras e / Números ou) tendão como conseqüência disso um Dificuldade na leitura e escrita.
A dislexia normalmente hereditária é. dislexos Estudos Mostram Que Possuem UM Pelo Menos Próximo familiar com Dificuldade da Aprendizagem nd leitura e escrita.
O distúrbio envolvem percepção, memória e análise visual. A área do Cérebro Responsável Por ESTAS Funções envolvem uma Região do lobo occipital e parietal.

Características:

- Confusão de letras, sílabas OU palavras Que se parecem graficamente: ao, ec, ft, mn, vu.
- Inversão de letras com grafia similar: b / p, d / p, d / q, b / q, b / d, u / n, a / e.
- Inversões de sílabas em: / me, sol / los, las sal / par pra /.
- omissões OU Adições de filhos: casa Lê casaco, prato lê pato.
- Ao ler pula Linha n Volta Ou a anterior.
- Soletração defeituosa: lê Palavra Por Palavra, sílaba Por sílaba, letras reconhecê OU Poder Isoladamente sem ler.
- Leitura lenta um parágrafo idade.
- Ao ler, movem OS Lábios murmurando.
- Freqüentemente Não conseguem orientar-se não Espaço Sendo incapazes de distinguir de Esquerda Direita. Isso Traz Dificuldades para se orientarem com mapas, globos EO Próprio Ambiente.
- E.U.A. Contar n Dedos.
- Possui Dificuldades em se lembrar Seqüências: letras do alfabeto, dias da Semana, em meses do ano, como lê horas.
- Não consegue lembrar-se de fatos Horários Passados como, datas escolar Diário.
- Dificuldades Possuem ALGUNS de Objetos lembrar, nomes, filhos, palavras Mesmo letras ou.
- Para muitos conseguem copiar, Mas na Escrita espontânea Como Ditado e UO redações Mostra complicações severas.
- Mais Afeta meninos meninas que.


O dislexo geralmente Insegurança demonstração e baixa auto-estima, Sentindo-se triste e culpado. Para muitos se recusam uma Realizar Atividades com medo de mostrar OS Erros e repetir o Fracasso. Com CRIAM UM ISTO vínculo negativo com uma Aprendizagem, podendo apresentar atitude professores com Agressiva e Colegas.

Antes de atribuir uma Dificuldade de leitura à dislexia ALGUNS fatores descartados Ser deverão, tais como:

- Aprendizagem parágrafo imaturidade;
- Problemas emocionais;
- MÉTODOS defeituosos de aprendizagem;
- Ausência de cultura;
- Aprender parágrafo Incapacidade geral.

Tratamento e orientacoes:

- O tratamento DEVE Ser Realizado Por UM OU Especialista Alguém Que tenha Noções de Ajuda AO dislexo. Deve Ser individual e freqüente.
Durante o Tratamento DEVE-SE USAR material estimulante e interessante. - Jogos e Brinquedos Ao USAR OS Empregar preferencialmente Que contenham letras e palavras.
- Reforçar com um visual Aprendizagem o Uso de letras em alto relevo, com Diferentes Texturas e cores. Que é interessante elemento percorra o contorno das letras com OS Dedos Para quê Aprenda uma diferenciar uma letra da forma.
- Deve-se iniciar Por leituras Livros Muito simples com atrativos, aumentando gradativamente conforme Seu Ritmo.
- Não exigir Que faca Avaliação de outra Língua. Deve-se dar Mais Importância superação NA SUA Dificuldade de Aprendizagem nd Que fazer de outra Língua.
- O tratamento psicológico Não É recomendado um Não Ser nsa casos de sepulturas complicações emocionais.
- Através Substituir o ensino do método global (já Que Não consegue Perceber o todo), por hum Sistema fonético MAIS.
- Não estimule uma Colegas Competição com Nem Que exija Responda Ele não Mesmo OS tempo demais que.
- Oriente o aluno para quê Linhas escreva em alternadas, para quê Tanto o elemento Quanto Escreveu o professor POSSA Que entendre e poder corrigi-los.
- Quando uma Criança Não estiver Disposta uma Fazer A Lição em Um Dia Não Outro OU uma força. Procure Outras alternativas atrativas Mais para quê Ele se Sinta estimulado.
- Nunca critique negativamente Erros SEUS. Procure errou mostrar onde, errou e PORQUE Como evitá-los. Mas Atenção: Não exagere inúmeras NAS CORREÇÕES, isso PoDE desmotivá-lo. Procure mostrar Os erros Mais Relevantes.
- Que Peça OS pais releiam o Diário de classe sem critica-los por Não conseguir fazê-lo, POIs uma Criança PoDE Esquecer O Que Foi Pedido e UO / não conseguir ler como Instruções.

(Autora: Simaia Sampaio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário