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2 de abril de 2010

TDAH - Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade





TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade: Informação e orientacoes
O estudo do TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (Denominação dada na 4 ª edição nenhum manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-IV) da Associação Psiquiátrica Americana-APA Não É recente. Estudos CIENTÍFICOS Sobre o Assunto Sendo a VEM realizados Desde o comeco do século XX.
Primeiros Um dos autores uma escrever sobre o Assunto Foi Dupré, no período da Primeira Guerra Mundial, Que acreditava tratar-se de Uma lesão cerebral mínima. Mais tarde, em 1962, número Simpósio de Oxford, Foi oficializado A expressão Disfunção Cerebral Mínima. Em 1966, a UM grupo de estudos Concluiu Que ESTA Disfunção PoDE-se originar de Variações genéticas, bioquímicas na irregularidade, Sofrimento perinatal, moléstias traumas sofridos OU Durante os anos Críticos Para a maturação do sistema nervoso central.
ESTA Expressão Foi Utilizada não científico Meio Até 1980, QUANDO Associação Psiquiátrica Americana um Propôs Uma nova Denominação: Síndrome do Déficit de Atenção. ESTA Denominação Passou a englobar Tanto um como hiperatividade Como Funções demais Que originam da Falta de maturação do sistema nervoso central os tais como: incoordenação motora, Falta de equilíbrio, distúrbios de fala, alteração de sensibilidade, distúrbios de Comportamento e dificuldades escolares.
George Frederic Still, em 1902, ALGUNS fez estudos com grupos de Crianças agitadas Que Características apresentavam, desafiadoras, agressivas, passionais, com uma Finalidade de obter UM delas Comportamento Mais aceitável. Descobriu Que, Não Por existirem maus tratos Pelos pais, OS Ser deveriam Problemas de Origem biológica, POIs ALGUNS MEMBROS da família possuíam Problemas psiquiátricos Como depressão, problemas de conduta, alcoolismo, dentre outros (Hallowell, 1994, p. 271).
CAUSAS
 Hoje É sabido que A ocorrência de ADD (não inglêsI: Attention Deficit Disorder) ESTÁ muitas Vezes relacionada um Problemas Durante a gravidez e parto.
"Como as chances de Uma Criança Sofrer de hiperatividade e Déficit de Atenção Aumenta se uma mãe fumar na gravidez. Médicos da Universidade de Harvard notaram Que pacientes estudados 22% dos ERAM Filhos de fumantes "(VEJA, 1996, p. 18)
Complicações perinatais, ingestão de álcool e Utilização de drogas Durante a gravidez, infecção do Sistema Nervoso Central na primeira infância, efeitos colaterais de certas medicações predispõem uma Déficits de Atenção. Causas Ambientais, tais como, desvantagem social, Famílias numerosas e superlotação Também Foram apontadas já.
Para muitos autores ligam o TDAH AO ALGUNS Consumo de Alimentos Durante a gestação e Também o Contato de ALGUNS gestantes com Produtos químicos ceras como, desinfetantes, Detergentes, removedores Que poderiam Causar Danos AO Feto, Foi porém nada comprovado. Hipóteses místicas Também Já Foram apontadas Não possuindo, porém, científico Fundamento softwares antigos.
Sua genética Origem e e SEUS Apresentam Portadores Uma taxa menor de dopamina, neurotransmissor UM Responsável pelo controle motor e Atenção, tendão como conseqüência uma Falta de concentração, característica primordial do HiperAtivo, EO esquecimento daquilo Que LHE É Pedido.
A Incidência É Maior em meninos, chegando a 80% dos casos, não em Que meninas, e por esse motivo PoDE Estar relacionado AO hormônio masculino, a testosterona. Em ALGUNS casos, meninas com TDAH Apresentam masculinos gestos e fala grossa como conseqüência de hum Aumento nessa taxa de hormônio.
Chega a atingir de 3 a 5% da População infantil escolar, provocando Baixo Rendimento escolar, baixa auto-estima e dificultando relacionamentos OS Entre Colegas OS (SMITH e Strick, 2001).
Pestinhas, diabinhos, distraídos, desobedientes, agitados. Estes São ALGUNS dos Adjetivos Usados parágrafo Definição da O indivíduo Que Sofre de ADD, hum Que Problema atinge, em todo o Mundo, Cerca de 5% das Crianças e adolescentes. Um dos distúrbios de Atenção, muitas Vezes Indisciplina confundido com, e o chamado hiperatividade.
Hiperatividade
Para caracterizar UM HiperAtivo e importante se em LeVar Conta Que o tempo comecou uma Criança OS um Sintomas apresentar. Segundo oDSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) SO Sintomas Ser deverão ininterruptos e com Duração Mínima de Seis meses sem limitar-se um Apenas uma Situação.
A criança Não Precisa, necessariamente, Todas apresentar como Características descritas, Mas parte delas. Porém e importante Que Seja observado com Muito existem PORQUE ALGUMAS Crianças Cuidado Que Apresentam Características destas, Mas não São hiperativas, São Crianças agitadas Devido a Alguma Situação Pela Qual esteja passando Ou mesmo Como se chama "mal educadas".
CARACTERÍSTICAS:
Uma UM OU Criança adulto HiperAtivo PoDE Estar em qualquer Lugar; Pés OS batendo, sentando e Levantando a todo o momento, cantando sem parar, assobiando em horas impróprias, distraindo-se com facilidade, impacientes em filas, Não se mantêm Sentado Durante as refeições , nao se concentra em UM canal de Televisão Mudando semper, faz Movimentos desnecessários com o Corpo, gestos bruscos Possui, tem sono agitado, Perde-se tempo nenhum.
bebês Quando, Possuem normalmente sono intranquilo, mexendo-se Muito, AO Começar um andar tropeçam e se esbarram Mais do Que o normal. Podem apresentar retardo hum fala nd e troca de letras Por Maior Período um.
Na Realidade Não Podemos Dizer Que ESTA Criança Não Presta Atenção à Alguma Coisa, Mas sim um tempo Várias Coisas AO Mesmo Por isso e distrai-se facilmente.
O HiperAtivo Apresenta incoordenação motora Certa. Possui Dificuldade par andar de Bicicletas, patins, Cordas Pular, subir em árvores, abotoar Roupas, Sapatos amarrar, com recortes Fazer tesoura, arremessar bola etc
Conforme Golfeto, A criança hiperativa Apresenta Dificuldade em distinguir Direita de Esquerda, alterações de Memória visual e auditiva, em orientar-se sem Espaço, discriminações auditivas Fazer, Sínteses auditivas em elaborar, Além de Possuir «má estruturação do Esquema corporal (1992, p. 12).
Em geral, É desorganizada, distraída, esquecida, bagunceira, Não gosta de limites, Possui Dificuldades em Tarefas Completar, e n º s Colegas relacionamentos com. Estás Características Mais ficam evidentes e perceptivas no período escolar Cujo Nível de concentração DEVE Aumentar para quê ocorra um Aprendizagem.
Na Escola e uma Criança Problema, AOS respondendo professores com agressão, nao respeitando limites, xingando e batendo nsa Colegas, Não se concentrando e atrapalhando como aulas, Que prejudica o Seu Rendimento escolar.
Geralmente É apontada Como desorganizada Pelos professores. QUANDO Começa Uma atividade Quase sempre Não Faz um OU Deixa Pela Metade, interessando-se Por Outra e DEPOIS Por Outra e assim Nunca conclui o comecou Que, prejudicando Aprendizagem SUA. Por Não conseguir Cancel SUAS Tarefas, Não Parar quieto nd sala, mexer com todo Mundo atrapalhando uma aula, É bombardeada Por palavras desagradáveis Seja Por contraditório dos Colegas OU professores. Tende uma atitude This Baixar SUA auto estima.
Em casa Deixa OS pais desorientados. Bagunça o quarto, sobe em armarios, nao senta à mesa parágrafo refeições, obedece não. Os pais devem Estar atentos n Perceber QUANDO UM Comportamento excessivamente agitado e unindo Às queixas escolares, Especialista UM procurar. Que É de suma importância como queixas Não Sejam em casa somente, Mas Que se apresentem em Outros Lugares também, descarta-se assim uma hipótese de Querer aborrecer OS pais Algum motivo Por Que LHE esteja incomodando Como o nascimento de hum Irmão, OS pais trabalharem fóruns Muito tempo E não lhes dar Atenção etc

 BAIXA AUTO ESTIMA-E COMPORTAMENTO DE RISCO



O HiperAtivo É normalmente rejeitado Pela Sociedade. Seu Comportamento inadequado prejudica uma Concentração dos Colegas Que Passa um excluí-lo. ESTA Exclusão PoDE LeVar O indivíduo desenvolver um Problemas psicológicos podendo Tornar-se agressivo OU introvertido, exibicionista e com baixa auto-estima acentuadas.
Estás Pessoas Tendência dez um Comportamentos de alto risco Como os tais vícios, jogatina, Temperamento Explosivo e acidentes. Como já foi citado, anteriormente, ELAS Possuem Não Exata Noção de Limites e unindo A SUA baixa auto-estima tentam Fugir de Problemas SEUS Através Destes vícios.
Crianças hiperativas Adoram Correr Riscos, POIs Não Possuem um Exata Noção de Perigo e limites. Podem se machucar com facilidade Muita, desajeitadas sendo, esbarrando-se em copos, mesas, pessoas, Levando OS pais um Danos causados prejuízos Por uma UO Terceiros uma ELAS mesmas, Como Atravessar Uma rua sem OS Olhar Lados parágrafo Devido a impulsividade e SUA Falta de Atenção.

O TDAH COM ADULTO




O adulto HiperAtivo Apresenta Problemas No trabalho e no relacionamento, Bem Problemas emocionais de Como.
Características Eis ALGUMAS observadas:
-         É desorganizado;
-         Coisas Perde;
-         Chega Quase sempre atrasado;
-         Diz o Que Vem à Mente sem Preocupação se o Lugar É apropriado;
-         Explode com facilidade;
-         Sente-se inseguro;
-         É inquieto estando semper mexendo pernas, Dedos, Joelhos;
-         É impaciente, em filas de banco reclamando OU ESTÁ semper Acaba desistindo;
-         Não FICA Sentado tempo Muito Saindo de Onde estiver com freqüência;
-         Baixa auto-estima;
-         Tem Para muitos Projetos AO tempo Mesmo Não Acaba e softwares antigos terminando;
-         Atrapalha-se com Horários Por desorganização da Causa;
-         Sente-se inferior Outros AOS;
-         Possui Dificuldade de concentração;
-         Esquece-se o Que estava Falando;
-         Sente-se inferior Outros AOS;
-         Tem semper uma sensação Que Não vai conseguir alcançar objetivos SEUS.
Em decorrência Destes fatores, o adulto HiperAtivo Possui Dificuldades em se manter sem Emprego, OU o abandona Por tédio.
A família podera Ajuda-lo Não Fazendo CRÍTICAS, libertando-o da culpa Que Provavelmente sentira AO Não conseguir manter-se sem Emprego, alcançar objetivos concluir OU SEUS Tarefas.
Incentivá-lo uma Buscar Ajuda Especialista UM COM.
De De acordo com uma brasielira Associação do Déficit de Atenção umlguns Adultos tiveram TDAH na infância e Sintomas Ainda ALGUNS TEM NA Vida adulta, porém em menor QUANTIDADE e Existir sem Para muitos Pelos Problemas causados Sintomas e QUANDO eles aparecem Ocorrem em Apenas Uma Única situação, Como o trabalho, por exemplo, Mas não Outra em nenhuma. 

DIAGNÓSTICO 




Um diagnóstico e tratamento corretos poderão ajudar uma Criança uma Diminuir como repetências, eliminatória SUA Concentração Por hum Período de Maior tempo, evitar depressão, Superar Problemas de relacionamento, Ajuda-lo NA Orientação vocacional, evitar envolvimento com drogas.
Até Pouco tempo acreditava-se que OS Sintomas de TDAH desapareciam na adolescência e nd Vida adulta. Ainda Para muitos acreditam Que tão Ocorre não da infância Período. Entretanto, Mostraram Pesquisas Recentes Que 50% a 75% dos casos continuum nd idade adulta. casos de HA Que uma hiperatividade Tende um desaparecer OU Diminuir Devido a UM amadurecimento do Cérebro Que Acaba equilibrando uma Produção de dopamina.
Para muitos pais demoram Muito de procurar Ajuda OU UM aceitam Não diagnóstico de HiperAtivo, POR Achar Que É Coisa da idade, Que Toda Criança É agitada mesmo, isso ira Que Passar. Porém QUANDO O PROBLEMA Demora um Ser diagnosticado, o HiperAtivo, A partir da puberdade SUA, procurar PoDE como drogas, o álcool, agressões sexuais Praticar, um FIM de tentar SUAS Superar Dificuldades em adaptar-se a Vida social, e em ALGUNS casos podem Até cometer o suicídio.
O diagnóstico de Especialista É UM Nem PORQUE Importante semper Aquela Criança agitada É hiperativa.
A hiperatividade podera confundida com Ser. Outras patologias Ou mesmo vir Junto com ESTAS, tais como: Autismo, deficiência auditiva, dislexia, deficiência mental, Tornar PoDE Que o Difícil diagnóstico, tendo, portanto Que Ser hum Por Realizado Especializado profissional.
Para muitos pais Adultos OU hiperativos buscam Várias Especialidades parágrafo UM Fazer diagnóstico, e muitas Vezes Chegar Não conseguem um Consenso um.
Para Fazer o diagnóstico, É UM psiquiatra indicado, Deverra Que Fazer Uma anamnese com pais e Pessoas de Seu Convívio Como professores, empregadas e Terapeutas se estiver Sendo Alguém Por acompanhado.
De De acordo com umAssociação Brasileira do Déficit de AtençãoEletroencefalograma, o Mapeamento Cerebral, a Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética um Potencial Evocado EO Não podem fornecer Este diagnóstico!
Apresentamos UM Abaixo Guia extraído do site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (http://www.dda.med.br/), Extraído do Manual de Diagnóstico e Estatística - IV Edição (DSM-IV) da Associação Psiquiátrica Americana. É Utilizado Profissionais Especializados em Por TDAH Para o diagnóstico clínico.
Lembre-se: VOCÊ Até podera utiliza-lo que Alguém com conhecê parágrafo Uma Suspeita de Um quadro de hiperatividade, porém Não Substitui De forma alguma o diagnóstico profissional de UM.

Nem Pouco UM
Só Pouco UM
Bastante
Demais
1.Não consegue prestar Muita Atenção à Detalhes OU Comete Erros Por descuido Nos trabalhos OU Tarefas da escola.




2.Tem Dificuldade de manter uma em Atenção Tarefas OU Atividades de lazer




3.Não Parece Estar ouvindo QUANDO SE fala com Ele Diretamente




4.Não segue Instruções Até o FIM E não Termina Deveres de escola, Tarefas Obrigações ou.




5.Tem Tarefas n Dificuldade organizar e Atividades




6.Evita, Não gosta de UO se envolvem em um contra Vontade Tarefas Esforço Que exigem prolongado mental.




7.Perde Coisas necessárias parágrafo atividades (p. ex: Brinquedos, Deveres da escola, lápis Livros UO).




8.Distrai-se com Estímulos Externos




9.É esquecido em Atividades do dia-a-dia




10.Mexe com a OU OU OS Mãos Pés se remexe nd cadeira




11.Sai do Lugar NA sala de aula em Outras Situações OU Em que se Espera Que Fique Sentado




12.Corre de hum lado par Outro OU NAS sobe demais em Coisas Situações Em que é isto inapropriado




13.Tem Dificuldade em brincar OU envolver-se em Atividades de lazer de forma calma




14.Não pára OU ESTÁ Freqüentemente a "Hora Por mil".




15.Fala em Excesso.




16.Responde a Perguntas de forma precipitada Antes delas Terem Sido terminadas




17.Tem Dificuldade de Esperar sua vez




18.Interrompe Os outros OU se intromete (p.ex. mete-se NAS Conversas / Jogos).










Como avaliar:

1)Pelo Menos se existem 6 itens marcados Como "bastante" ou "DEMAIS" de 1 a 9 = existem Mais Sintomas de desatenção Que o esperado adolescente OU NUMA Criança.

2)Pelo Menos se existem 6 itens marcados Como "bastante" ou "DEMAIS" de 10 a 18 = existem Mais Sintomas de hiperatividade e impulsividade Que o esperado adolescente OU NUMA Criança.



O questionário SNAP-IV e parágrafo Útil avaliar Apenas o Primeiro dos Critérios (Critério A) para se Fazer o diagnóstico. Existem Outros Critérios Necessários Que São Também.IMPORTANTE: Não se PoDE Fazer o diagnóstico de TDAH Apenas com o Critério A! Veja Abaixo OS Critérios demais.
CRITÉRIO A:Sintomas (Vistos acima)

CRITÉRIO B:ALGUNS Desses Sintomas devem Estar dos Presentes pingos 7 anos de idade.

CRITÉRIO C:Existem Problemas causados Pelos Sintomas em Acima Pelo Menos 2 Diferentes contextos (por ex., Na Escola, no trabalho, nd Vida social e em casa).

CRITÉRIO D:HA Problemas evidentes nd Vida escolar, social OU familiar dos Sintomas Por Conta.

CRITÉRIO E:SE EXISTE UM Outro Problema (TAL COMO depressão, deficiência mental, psicose, etc), os Sintomas Não Ser atribuídos podem exclusivamente um elemento.

Como suspeitar do diagnóstico:
1) pelo Haver É Necessário Menos 6 Sintomas assinalados OU NA Coluna vermelha laranja, não CRITÉRIO A.

  • Pelo Menos 6 Sintomas VERDES e Menos que 6 Sintomas ROSA: TDAH Tipo Predominantemente Desatento

  • Pelo Menos 6 Sintomas ROSA e Menos que 6 Sintomas VERDES: TDAH Tipo Predominantemente HiperAtivo-impulsivo

  • 6 mais OU VERDES e 6 Sintomas Sintomas Mais OU ROSA: TDAH Tipo Combinado.
2) Os CRITÉRIOS B, C, D devem obrigatoriamente ter resposta de SIM.
3) O CRITÉRIO E exi da Avaliação de Especialista hum, Uma Vez Que OS Sintomas do Critério A Ocorrem Em muitos Outros transtornos da infância e adolescência.
Se OS Critérios A, B, C, D e E estiverem atendidos de De acordo com o Julgamento de Especialista UM, o diagnóstico de TDAH É Garantido. 

TRATAMENTO 




Segundo aABDA, Umpsicoterapia indicada Para o Tratamento do TDAH chama-seTerapia Cognitivo Comportamental. Informa Ainda Que O tratamento com fonoaudiólogos É recomendado Onde EXISTE simultaneamente Transtorno de Leitura (Dislexia) ou Transtorno da Expressão Escrita (Disortografia).
O TDAH Não É UM Problema Dificuldade de Aprendizagem de, porém o Comportamento da Criança Seu Rendimento atrapalha muito. O psicopedagogo podera Ajuda-lo obter um Maior Concentração Através de Jogos e Técnicas outras.
UM Para Tratamento Adequado e importante Um trabalho multidisciplinar envolvendo pais, professores e Terapeutas. Deverra Ser traçadas Estratégias de Como lidar com criança em casa ESTA NA escola, e nd clínica para quê Não Haja distorções NA MANEIRA de lidar com ELA. Regras Criar, Modificar o Ambiente tornando-o Adequado Mais e Menos Perigoso, sem flexibilização currículo escolar, adequar Dividindo o tempo como contraditório em Atividades, por exemplo, modificações São uma das ALGUMAS serem providenciadas.
Em casos sepulturas Mais uma psicoterapia Sozinha Não resolve, Sendo indicado o Uso de Medicamento, porém É TOTALMENTE Reprovado O uso da automedicação. O Medicamento Deverra Ser indicado Pelo médico, Mais Provavelmente o psiquiatra. Efeitos colaterais Possuem Para muitos, Por isso e importante o Acompanhamento médico para quê Ele Mude Necessário se verificando o Mais Adequado EO Melhor Que o paciente se adapta.

Terapias ALTERNATIVAS 




Outras terapias alternativas Massagem como,Yoga, Meditação, Tai-chi-chuan, Liangong, Florais de Bach podem Ser Utilizadas com Crianças Maiores. Segundo relatos de professores, um Crianças submetidas ALGUMAS Destas terapias têm-se Mostrado, em sala de aula, calmas Mais e Mais Tarefas envolvidas NAS.
Uma terapia psicomotricista Também e importante par auxilia-lo não Desenvolvimento da Coordenação viso-motora, obter Maior Noção espaço-temporal, a Equilíbrio Maior ter.
Devemos observar, porém, Que ESTAS terapias alternativas Não poderão substituir uma psicoterapia EO Uso de Medicamentos se para o Caso. 

COMO AJUDAR A ESCOLA podera 




E o Que Fazer uma escola PoDE Ao se deparar com alunos hiperativos diagnosticados ja? Lugar Em primeiro, traçar Estratégias Para quê Este aluno Não se Sinta entediado E não atrapalhe Tanto quanto aulas.
ALGUMAS Dicas Como ESTAS poderão Ajuda-lo:
 -         Substituir aulas monótonas OU prendam cansativas aulas Por Mais Que estimulantes SUA Atenção (o professor Deverra Muito preparo e ter Ser Bastante Flexível com Seu planejamento, Mas Cuidado para quê ter o HiperAtivo Não se empolgue demais);
-         Estes alunos novidades Adoram, lança Mão Destes Recursos Não habituais parágrafo Atenção SUA prender. Peça Ajuda ao professor de artes parágrafo trabalhar de forma interdisciplinar. Estás Crianças Criativas São Muito e Muito se Identificam com Tarefas Como criar, Construir, Explorar. Os Adultos hiperativos poderão ter Mais Sucesso Carreiras ligadas em um designers, publicidade, artes plásticas.
-         Organize como Carteiras em círculo, em forma de U, AO inves de fileiras de visualizar um FIM Melhor Toda uma classe e Seu Movimento;
-         Coloque um ESTA Criança Próxima Outras Mais concentradas e calmas, assim Ele Não Olha você encontrará n SUA agitação;
-         Traga ESTA Criança n Perto de Você, assim podera ver se ELA ESTÁ conseguindo Seu Ritmo Acompanhar, OU SE VOCÊ Precisa Pouco UM desacelerar. Também ajudará o IstoÉ uma dispersar-se Menos.
-         Coloque sempre no Quadro de Atividades do dia, para quê Este aluno perceba Que HÁ Regras Definidas pré-organizadas e previamente e sem Que Todos devem cumpri-las exceção de ninguém.
-         Como Tarefas Não Longas poderão ser. Deverão ter CONCLUSÃO Rápida Para quê Ele CONSIGA concluir uma Tarefa E não pare Pela Metade, O Que É Comum muito. Como Tarefas Maiores deverão Ser divididas em contraditório para quê Ele perceba Que podem Ser ELAS terminadas.
-         Evite cores fortes Muito sala e nd nd farda Como amarelo e vermelho. Cores fortes tendem uma agitados Deixa-los mais ainda, excitados e Menos atentos. Procure colocar toneladas Mais neutros e Suaves. Compare com o quarto de Bebê hum, pense agora: núcleos PORQUE E.U.A. Ninguém fortes Nele? Estímulo demais Não É Ninguém parágrafo bom.
-         Permita Que o aluno Saia da sala ALGUMAS Vezes n LeVar Bilhetes, Pegar giz em sala Outra, IR AO banheiro. Estes alunos Não Gostam de Ficar parados Por muito tempo e evitando Desta forma estara Que Ele FUJA da sala Por Conta Própria.
-         Peça Que o aluno faca Riscos Três nenhum quadro. ISTO Será o numero de Vezes Que Ele podera Sair. CADA Vez Que Ele Sair Deverra Risco UM apagar nenhum quadro. ISTO UM LIMITE Como funciona e um Tende dar certo PORQUE A criança se Controla Mais Antes de Pensar em Sair da sala.
-         Elogie Seu Comportamento bom, OS Colegas um incentivo produções elogiar SUAS, desta forma uma turma estara ajudando Este aluno uma eliminatória SUA auto estima.
-         Uma agenda de Comunicação Entre Pais e Escola e muito importante. Que revista Isto evita que se considerem Conversas Apenas em reunioes.
-         Como aulas de educação física de São UM ótimo Auxílio n ESTAS Crianças Que parecem ter triplicada Energia. A ginástica Ajuda um Liberar Mais ESTA Energia inesgotável Que Parece Ser, Ajuda na concentração Através de Exercícios Específicos, Ajuda e estimular uma Hormônios Neurônios, a distinguir de Esquerda Direita Já Que Possuem Problemas de lateralidade prejudicam Que Muito Aprendizagem SUA.
Talvez o Maior Problema Que Haja em Relação AO TDAH Está no Fato de Que Haja Ainda Pouco Conhecimento Sobre este Assunto não Âmbito escolar e pais Entre os. Para muitos indivíduos sofrem Que podem Problema Deste Passar a Vida Toda Sendo acusados injustamente de mal-educados, preguiçosos, desastrados, desequilibrados, Justamente PORQUE Não Foi diagnosticado e tratado um tempo.
Portanto, se DEPOIS Que leu Este Artigo Próximo Alguém reconheceu, pais EAo informe e oriente-os procurar uma Ajuda. Peça Que Deixe de preconceitos de lado e OS Somente não pense Bem Estar de Filhos SEUS.

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