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2 de abril de 2010

Discalculia

A matemática parágrafo ALGUMAS Crianças Ainda UM É Bicho de Sete Cabeças. OS Não Para muitos Problemas compreendem Que Passa uma professora no Quadro e ficam entendre Tentando Muito tempo se e Pará Somar, Multiplicar OU Diminuir; Nem sabem o Que Não O PROBLEMA ESTÁ pedindo. Alguns, em particular, sinais OS Não entendem, Muito Menos de Expressões. Contas? Só Dedos nsa e olhe lá.
Em muitos casos ESTÁ O PROBLEMA Não na criança, Mas não Elabora Que professor Problemas com enunciados inadequados Para a idade cognitiva da Criança.
Carraher afirma que:

"Vários Estudos sobre o Desenvolvimento da Criança Mostram Que Como Em termos quantitativos" mais "," menos "," Maior, "menor", etc São adquiridos gradativamente e, de início, Utilizados São Apenas não absoluto sentido de "o Mais dez que" , "O Que É Maior" E não sem sentido relativo de "mais ter que" ou "Que Ser Maior". A compreensão Dessas Expressões indicando Como Uma Relação OU Uma Comparação entre Duas Coisas Parece depend da AQUISIÇÃO da Capacidade de USAR da lógica Que É Adquirida no estágio das Operações concretas "..." O PROBLEMA Passa então um Ser Algo sem sentido EA Solução, AO inves de Ser procurada Através da lógica do serviço universal, torna-se Uma questão de adivinhação "(2002, p. 72).


No entanto, outros casos em um Dificuldade PoDE Ser da Criança e Realmente trata-se distúrbio de hum e de preguiça Não pensam Como Para muitos pais e professores desinformados.
Em geral, a Dificuldade em Aprender Matemática Várias PoDE Causas ter.
Desordens De acordo com Johnson e Myklebust, Terapeutas de Crianças com e fracassos em aritmética, existem ALGUNS distúrbios Que poderiam interferir Nesta Aprendizagem:

  • Distúrbios de Memória auditiva:
- A criança Não consegue Ouvir OS enunciados Que lhes São Passados oralmente, sendo assim, nao conseguem OS Guardar fatos, ISTO LHE incapacitaria n resolver OS Problemas matemáticos.
- Problemas de Reorganização auditiva: a Criança Reconhecê o NÚMERO QUANDO ouve, Mas TEM Dificuldade de lembrar do Rapidez com Numero.


  • Distúrbios de leitura:
- Os dislexos e Outras Crianças com distúrbios de leitura Apresentam Dificuldade em ler o enunciado do Problema, Mas podem Fazer Cálculos QUANDO O PROBLEMA É lido em Voz Alta. É bom lembrar OS dislexos Que podem Ser Excelentes matemáticos, tendão habilidade de visualização em Três Dimensões, Que como um Conceitos ajudam assimilar, podendo resolver Cálculos decompor mentalmente Mesmo sem o Cálculo. Podem apresentar Dificuldade nd leitura do Problema, Mas não Na interpretação.
- Distúrbios de percepção visual: uma PoDE Criança trocar 6 por 9, ou 3 Por 8 ou 2 por 5 por exemplo. Por conseguirem Não se lembrar da Aparência ELAS dez Dificuldade em Realizar Cálculos.


  • Distúrbios de Escrita:
- Crianças com disgrafia dez Dificuldade de escrever letras e Números.

Problemas Estes dificultam uma matemática da Aprendizagem, Mas uma discalculia impede de compreender uma Criança OS Processos matemáticos.
A discalculia É UM dos transtornos de Aprendizagem Que Causa um Dificuldade nd matemática. Este transtorno causado Não É Por Deficiência mental, déficits Nem Por OU Auditivos Visuais, Nem Por «má escolarização, Por isso e importante Não confundir com um discalculia OS Acima fatores citados.
O portador de discalculia Comete Erros Diversos na solução de Problemas verbais, contagem de Habilidades NAS, NAS Habilidades computacionais, Na Compreensão dos Números.
Kocs (apud García, 1998) classificou um subtipos SEIS em discalculia, Podendo ocorrer em Diferentes Combinações e Outros Transtornos com:

  1. Discalculia Verbal - nomear n Dificuldade de Quantidades matemáticas, Números OS, Em termos de SO, SO Símbolos e como Relações.

  2. Practognóstica Discalculia - Dificuldade enumerar parágrafo, Comparativa e manipular Objetos reais OU matematicamente em Imagens.

  3. Discalculia Léxica - Dificuldades nd leitura de Símbolos matemáticos.

  4. Discalculia Gráfica - Dificuldades nd Escrita matemáticos de Símbolos.

  5. Discalculia Ideognóstica - Dificuldades em Fazer Operações mentais e nd Compreensão de Conceitos matemáticos.

  6. Discalculia Operacional - Dificuldades NA EXECUÇÃO de Operações e Cálculos Numéricos.

Na área da neuropsicologia como São áreas afetadas:


  • Áreas terciárias do Hemisfério Esquerdo Que Dificulta uma leitura e Compreensão dos Problemas verbais, Compreensão de Conceitos matemáticos;

  • Lobos frontais dificultando uma Realização de Cálculos rapidos mentais, habilidade de Solução de Problemas e conceitualização abstrata.

  • Áreas secundárias occipito-parietais esquerdos dificultando a Discriminação visual de Escritos Símbolos matemáticos.

  • Lobo temporal Esquerdo dificultando Memória de séries, Realizações matemáticas básicas.

De acordo com Johnson e Myklebust uma Criança com discalculia É Incapaz de:


  • Visualizar Conjuntos de Objetos Dentro de Maior Conjunto UM;

  • Conservar A quantidade: que compreendem um Quilo Não É igual a Quatro Pacotes de 250 gramas.

  • Números Seqüenciar: o Antes Que VEM DEPOIS do 11 e do 15 - antecessor e sucessor.

  • Números Classificar.

  • Compreender Sinais OS +, -, ÷, ×.

  • Operações Montar.

  • Entender OS Princípios de Medida.

  • Lembrar como Seqüências dos Passos Realizar Para as Operações matemáticas.

  • Estabelecer uma correspondência hum hum: Não relaciona o numero de alunos de Uma sala A quantidade de Carteiras.

    • Contar Através dos cardeais e ordinais.

    Os processos cognitivos ENVOLVIDOS NA discalculia: São Paulo

    1. Dificuldade nd Memória de trabalho;
    2. Dificuldade de Memória em Tarefas não-verbais;
    3. Dificuldade nd soletração de não-palavras (Tarefas de Escrita);
    4. Não HÁ Problemas fonológicos;
    5. Dificuldade de Trabalho Memória na contagem Que implicações;
    6. Dificuldade NAS Habilidades visuo-espaciais;
    7. Dificuldade NAS Habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis.

    De acordo com o DSM-IV, o Transtorno da Matemática caracteriza-se da seguinte forma:

    • A matemática Capacidade Para a Realização de Operações aritméticas, Cálculo e raciocínio matemático, encontra-se substancialmente inferior à média esperada Para a idade cronológica, Capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.

    • Como Dificuldades da Capacidade matemática apresentadas Pelo Indivíduo trazem prejuízos significativos em Tarefas da Vida Diaria Que exigem tal habilidade.

    • Em Caso de Presença de déficit sensorial Algum, como Dificuldades matemáticas Aquelas excedem geralmente um Associadas Este.

    • Habilidades Diversas podem prejudicadas Estar Transtorno Nesse, como Habilidades Como lingüisticas (Compreensão e nomeação de Em termos, Operações Conceitos matemáticos UO, e Transposição de Problemas em Escritos Símbolos matemáticos), perceptuais (Reconhecimento de Símbolos Numéricos aritméticos OU, OU Agrupamento de Conjuntos em objetos) , de Atenção (copiar cifras Números OU, se observar Sinais de Operação), e matemáticas (dar uma sequencia Etapas matemáticas, Objetos Contar e Aprender tabuadas de multiplicação).

    OS comprometimentos Quais?


    • Organização espacial;

    • Auto-estima;

    • Orientação temporal;

    • Memória;

    • Habilidades sociais;

    • Habilidades grafomotoras;

    • Linguagem leitura /;

    • Impulsividade;

    • Inconsistência (memorização).

    Ajuda do professor:

    O aluno da UM DEVE ter atendimento INDIVIDUALIZADO Por parte do professor Que DEVEevitar:


    • Dificuldades fazer ressaltar como aluno, Diferenciando-o dos demais;

    • Mostrar impaciência com um Dificuldade expressada Pela Criança OU interrompê-la Várias Vezes Ou mesmo tentar adivinhar o Que Quer Dizer Completando ELA SUA fala;

    • Corrigir o aluno Freqüentemente Diante da turma, parágrafo Não expor o;

    • Ignorar uma Criança Dificuldade em SUA.

    Dicas par o professor:
    ·         Não forçar o aluno como um Fazer lições QUANDO estiver nervoso Por Não ter conseguido;
    ·         Dificuldades explique um elemento SUAS e diga Que ESTÁ ali parágrafo Ajuda-lo semper precisar Que;
    ·         Proponha Jogos nd sala;
    ·         Não corrija como lições com canetas vermelhas lápis OU;
    ·         Situações USAR Procure concretas, problemas nos.


     O Que Ocorre com Crianças Que Não São tratadas precocemente?


    • Comprometimento do Desenvolvimento escolar de forma global

    • O aluno FICA inseguro e com medo de Novas Situações

    • Baixa auto-estima devido uma CRÍTICAS e punições de pais e Colegas

    • Ao Crescer o adolescente / adulto com discalculia Apresenta Dificuldade em utilizar uma matemática não Seu cotidiano.


    Qual a diferença? Acalculia e Discalculia.
    A discalculia Já Foi Neste trabalho relatamos Acima.
    A acalculia Ocorre QUANDO O indivíduo, Após Sofrer lesão cerebral, UM OU UM Como acidente vascular cerebral, traumatismo crânio-encefálico, como Perde Habilidades adquiridas matemáticas já. A Perda Ocorre Níveis em Variados n. Realização de Cálculos matemáticos.

    Cuidado!
    Como Crianças, Devido a Uma série de fatores tendem, a matemática da Não Gostar, chata Acar, Difícil. Verifique se Não É Uma inadaptação da escola AO ensino, ao professor Estar OU PoDE Que Estar causando mal Este. SE SUA Criança Saudável e e ESTÁ SE Desenvolvendo normalmente em Outras Disciplinas Não se desespere, mas e de suma importância UM procurar psicopedagogo n Uma avaliação.
    Muitas confundem inclusive Maior Menor, Mais-Menos, Diferente, Igual, acarretando Erros Que Ser poderão melhorados com uma Ajuda de UM professor atento MAIS.

    Bibliografia:

    CARRAHER, Terezinha Nunes (Org.). Pensando Aprender. Petrópolis, Vozes, 2002.
    GARCÍA, JN Manual de Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 1998.
    JOSÉ, Elisabete da Assunção, Coelho, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. São Paulo, Ática, 2002.
    RISÉRIO, Taya Soledad. Definição dos transtornos de Aprendizagem. Programa de (re) Habilitação cognitiva e novas tecnologias da inteligência. 2003.






    (Autora: Simaia Sampaio)

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